Dentro do ciclo da Logística Humanitária por fase do ciclo de desastres, o IBL Social visa subsidiar Organizações de Sociedade Civil, Órgãos do Governo, voluntários sociais e profissionais na mitigação de desastres processo de avaliação, planejamento, elaboração de políticas públicas, capacitações, articulação com stakeholders para viabilização de recursos financeiros, bem como das informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis.
Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a LS Educacional de Brasília, o IBL Social lançou o primeiro Guia de Logística Humanitária do país. A finalidade é fornecer informações e orientações práticas a Organizações de Sociedade Civil, Órgãos do Governo, voluntários sociais e profissionais para que saibam como atuar em processos de mitigação de danos em desastres naturais ou causados pelo homem. Aliviar o sofrimento de pessoas em situação de vulnerabilidade é o objetivo final.
O Guia de Logística Humanitária abrange uma série de atividades essenciais para atuação em desastres. Estão inclusas preparação, planejamento, compras, transporte, armazenamento, rastreamento e desembaraço aduaneiro em causas humanitárias. As ações buscam reduzir vulnerabilidades sociais e impactar vidas, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.